domingo, 20 de dezembro de 2009

Natal na Piscina Municipal

A Piscina Municipal da Sertã atravessou o seu primeiro Natal! Para comemorar esta época festiva abriu as suas portas ao público e a adesão foi fantástica!
Actividades como o "polo aquático a cavalo nas renas", Mega aula de "Hidro-Deep Natalicia", o torneio de "jogo das vitaminas", uma original "Corrida de Pais Natais em Ternos Aquáticos", entre outras, fizeram as delicias de todos os que aderiram à iniciativa.

No final do dia alguns participantes foram ainda contemplados pelo Sorteio de Natal!

Caros colegas, certamente que há coisas para melhorar, mas penso que toda a equipa das Piscinas está de parabéns por mais esta iniciativa!

Bom Natal para todos! E Muitas Braçadas para o próximo ano!


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Rota do Medronho - 2009


O Medronho é para duros e a sua Rota também! Há pois é!

Decorreu este Domingo mais uma Rota do Medronho, Climax BTTistico do belo concelho de Oleiros e não só! Para mim um dos mais interessantes percursos em que tive oportunidade de participar!

Os meus parabéns ao pessoal de Oleiros pela fantástica organização! Em especial ao Carlos grande mentor deste percurso! Ainda há uns dias ia acompanhá-lo nas primeiras pedaladas e agora olha para ele a organizar percursos com esta classe!
Quanto ao percurso, simplesmente fantástico, duro! Mas fantástico! As longas subidas foram largamente compensadas por descidas longas e rápidas, Floresta de múltiplas cores e tos, povoações perdidas, um cenário místico com grandes e abruptos vales, muito nevoeiro e ruídos tecnológicos que não se via de onde vinham (das heolicas), single tracks, hortas e adegas...
Pude contar com a fantástica companhia do Ricardo que, embora o percurso se tivesse revelado um pouco no limite das suas capacidades, mostrou de que fibra é feito o pessoal da Cumeada! E completou todos os 63kms e os 1820m de acumulado sem fraquejar!
Dadas as condições do tempo, não arrisquei levar a máquina fotográfica, por isso deixo-vos os links para mais algumas reportagens acerca de evento:
Grande Agraço!

domingo, 1 de novembro de 2009

Venham mais 10!


A Opções e Alternativas está de Parabéns! Comemora 10 Anos de existência!

Para assinalar esta data a empresa organizou a Adventure Sprint Race, uma Corrida de Aventura, com três modalidades: BTT, Canoagem e Orientação, na qual foram convidados a participar alguns clientes e amigos. Com partida e chegada nas Trutas realizaram-se no total cerca de 16 Kms de pura diversão, muita adrenalina e beleza Natural quanto baste, marcada pela ribeira das Trutas e pela Albufeira do Rio Zêzere.
No final da actividade os participantes (incluindo os que fizeram uns bons kms extra por se terem enganado a ler o mapa!) mostraram o seu agrado pela forma como decorreu o evento, num belo almoço. Neste foram ainda cantados os parabéns à Opções e distribuídas algumas lembranças alusivas à data.
Muitos parabéns à Elisabete e ao Eduardo, e obrigado por nos presentearem com toda esta dinâmica e energia!
Deixo ainda um grande abraço a todos os que, como eu, têm o prazer de estar envolvidos neste projecto! Venham mais 10!

domingo, 18 de outubro de 2009

Gripe ISN 90/09

Notícia de última hora!
Por motivos ainda desconhecidos da nossa redacção, ocorreu na Piscina Municipal da Sertã uma quantidade exorbitante de naufrágios! Estas calamidades tiveram especial incidência no período que decorreu entre os dias 9 de Setembro e o dia 13 de Outubro, chegando a dar à margem da piscina um total de 13 náufragos por dia.Todos os náufragos socorridos sofriam de uma estranha patologia que fazia com que os mesmos, depois de salvos, volta-sem a atirar-se à água, colocando novamente a sua vida em risco.
Felizmente e por coincidência estava mobilizada uma pronta equipa de 13 aspirantes a nadadores salvadores que se reúnem naquele local, habitualmente à noite, para comer kebabs e cachorros. Esta equipa embora tenha revelado grandes dificuldades e muitos deles inapetência para nadar com as pernas e os com braço em simultâneo, revelaram também grande espírito de sacrifício, pensamento positivo e trabalho em equipa, o que permitiu que, com maior ou menor dificuldade, não se tenha registado qualquer afogamento.Para o sucesso destas intervenções contribui decisivamente a coordenação dos trabalhos que esteve a cargo do Stuart Fidalgo. O seu papel de comandante desta afogaçada equipa foi de tal forma bem sucedido que quase conseguia chegar ao final deste período crítico sem ir ao banho.
Esta equipa foi ainda "forçada" a intervir no rio Zêzere, mais propriamente no Trizio, onde se tinham deslocado para um jantar no Clube Naútico e onde por coincidência, durante a rodagem das filmagens para a série "Baywatch de água doce", a totalidade dos actores foram contaminados pela mesma patologia acima descrita e à qual a comunidade cientifica atribuiu a designação de gripe ISN 90/09.
Este tipo de ocorrências tem tendência a alastrar-se, tendo-se verificado mais um episódio deste género de calamidades na praia da Fonte da Telha, onde a ondulação fraquinha permitiu mais uma intervenção de sucesso da nossa equipa, que desta vez, em mais uma feliz coincidencia, se encontrava neste local para confraternizar num belo almoço.Neste cenário a intervenção que revelou maiores dificuldades foi o salvamento de um individuo do sexo masculino, careca, de calções laranja e pouco habituado a estas coisas do mar, que implicou a intervenção coordenada dos 13 elementos da equipa, de modo a permitiu que o náufrago não se apercebesse da "pega".
Dado o desempenho revelado por este heróis improvavelmente improvisados, o Instituto de Socorros a Náufragos decidiu enviar dois agentes especiais (só existem 7 iguais a estes no país) que se encarregaram da difícil missão de homologar as capacidades evidenciadas nestes situações anormais, para situações normais de socorro a náufragos.
Antes do fecho da edição, a nossa redacção conseguiu contactar um dos elementos da equipa que ainda ofegante revelou que "apesar das (muitas) dificuldades, foi um prazer fazer todos estes salvamentos, (...) o maior problema são as barbatanas que me estão a nascer por causa de estar tanto tempo na água e que não dão muito jeito em terra!"
Este elemento pediu ainda para transmitir esta mensagem: "Se eles lerem esta notícia gostava de enviar um forte abraço ao comandante da equipa e a todos os camaradas, com votos de felicidades para todos!"

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Descida do Picoto 2009

Decorreu este domingo mais uma edição do original passeio da Descida do Picoto. Uma organização da Selinda BTT em que tive o prazer de participar pela 1ª vez e que ligou o topo do cabeço Rainha a 1080m de altitude e a Vila da Sertã a 250m.
Trata-se de uma divertida prova, maioritariamente a descer, que exige pouca condição fisica, mas obriga a um minimo de habilidade para dominar a bicla, especialmente quando andamos rodeados por uma enorme quantidade de ciclistas, cerca de 350, em trilhos muito rápidosPara além de rever alguns conhecidos do mundo do BTT e alguns conterraneos sertaginenses que não imaginava também serem entusiastas, tive o prazer de ser acompanhado por alguns amigos, especialmente o Ricardo e o Carlos (os meus disciplos do BTT!!) mas também o Gonçalo, o Zé e o seu amigo (deculpa mas não fixei o teu nome), para não falar do Sr. Cravo, que aos 60 anos ainda mostra à maioria como é que se anda.
O percurso, dado o objectivo (ser fácil e maioritariamente a descer) foi muito agradável e com alguns troços excepcionalmente bonitos. Talvez pudessem ter previsto uma alternativa com mais alguns kms para os mais competitivos.
Quanto à organização, dada a enorme complexidade da logística necessária, que inclui o transporte dos participantes e das suas montadas, teve também nota positiva.
Para o Ano lá estaremos!
Mais Fotos Aqui

sábado, 19 de setembro de 2009

Uma Dica... para quem a apanhar!

Quando pedimos a alguém para fazer alguma coisa, temos que estar preparados para o que ela vai fazer.
Não podemos estar a contar que ela faça o que nós faríamos!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Raid Castelo Branco - Campismo do Freixial

Numa louvável iniciativa do Filipe Salvado e do Carlos Sales, realizou-se, à moda do que já começa a ser hábito para o pessoal do Btt de Castelo Branco e arredores, este domingo, um belo Raid (informal) entre Castelo Branco e o Parque de Campismo do Freixial no concelho de Penamacor.
Um dia de Verão temperado, com um percurso bonito e bem desenhado, uma logística quase profissional, espírito de grupo e o pessoal animado quanto baste, nenhum acidente e pouquíssimas avarias, um belo almoço ao ar livre num espaço muito agradável, seguido do belo jogo da malha (entre outras animações!) e uma Piscina de fazer as delicias de pequenos e graúdos, só poderia ter dado um dia muito bem passado!
Como se não basta-se, associou-se ainda ao BTT, como também já começa a ser habito nestes dias, o convívio das famílias dos BTTistas!

Parabéns aos Organizadores, para o Ano há mais!
Obrigado a todo o pessoal da logística, com destaque para a Moto4 e para a carrinha dos reabastecimentos!

Um agradecimento especial ao Fidalgo e respectiva Família, pela boleia que me proporcionaram.

Deixo aqui ainda a sugestão de um dia irmos até Oleiros, naquilo a que se poderia chamar de "Raid do Cabrito Estonado"! O percurso já está levantado.

domingo, 6 de setembro de 2009

Ricardo: Bem-vindo ao BTT

Nos últimos tempos, e em consequência de me estar a ser impossível andar de BTT com o pessoal de Castelo Branco, comecei a andar mais aqui para a zona do pinhal!
Consegui desafiar o meu amigo e vizinho Ricardo, para esta prática o qual deu uma resposta fantástica, ganhando um "bichinho" pela bicicleta quase imediato! Acho que este já está convertido!Numa das saídas, que tinha como objectivo inicial ir explorar uns single tracks que eu tinha feito no XL da Sertã, acabamos ir até à ponte dos três concelhos, o que já dá uma volta de mais de 30 Kms, com cerca de 620mts de acumulado!Na nossa primeira saída (15 dias antes!), o Ricardo tinha manifestado evidentes dificuldades, mas a sua progressão tem sido fantástica. Agora, com a sua nova Bike e especialmente nesta volta, já me deixou algunas vezes para trás. De tal modo que tive de "inventar" uma dor no joelho para me "desculpar" e não ficar tão mal visto!
Ganda Ricardo, Continua assim que qualquer dia ainda vamos à Volta a França!

sábado, 29 de agosto de 2009

Passeio Nocturno do Figueiredo!

Depois de um período algo conturbado para mim, o que limitou a disponibilidade para actualizar este espaço, regresso com umas "reportagens" atrasadas!
Tive o prazer de participar, na passada noite de 6 para 7 de Agosto, em mais uma bela actividade do programa Desporto Mais da CM da Sertã. Desta vez um Percurso Pedestre entre o topo do Picoto Rainho e a sede da Freguesia do Figueiredo, com a particularidade de se realizar à noite!
Uma experiência simplesmente fantástica! O Céu estava limpo e a Lua cheia, o que permitiu contemplar uma paisagem nocturna única!
A associação das luzes que se viam ao longe com as terras a que pertenciam é um desafio bem interessante com estas condições!
Infelizmente a minha máquina fotográfica "decidiu" ficar sem bateria esta noite, o que limitou o registo fotográfico! (Esta acabou por ser uma boa desculpa para quem não sabe usar uma máquina fotográfica com estas condições!)
No topo da Serra a 1100mts de altitude o Frio e o Vento fez-nos perceber duas coisas:
-A Natureza a estas altitudes para além de Bela, é agreste, mesmo no pico do Verão (digamos que se faz respeitar!), e
-O Vento tem Energia de sobra para fazer funcionar os muitos aéro-geradores instalados naquela zona!
Embora eu tenha admiração por esta vertente mais agreste, assim que saímos do topo do monte, parece que ligamos a climatização, o vento deixa de se fazer sentir e o conforto do passeio melhora imenso!
Não podia deixar de referir o belo jantar proporcionado pelo pessoal do Figueiredo, que desta vez foi antes do Percurso e não no fim com é habitual nas caminhadas diurnas. Caminhar de barriga composta é bem mais interessante! O cafézinho no final também caiu muito bem!
Parabéns ao pessoal do Figueiredo e à organização por mais esta iniciativa!
Um último agradecimento aos amigos Ricardo, Tiago, Ricardo e Marisa, que me desafiaram e acompanharam em mais esta aventura!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jogos Olimpicos 2 - Pirâmide de Praticantes Desportivos

Em tempos, neste espaço, defendi numa perspectiva optimista que a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim não foi tão má como a pintaram. No entanto uma medalha por cada 5 milhões de habitantes, não é nada de extraordinário!
Nessa mensagem, comprometi-me a aventar algumas ideias para melhorar este rácio! Aqui vai:

Foi durante o corrente ano implementado, entre o Comité Olímpico Português e o Instituto de Desporto de Portugal, um contrato programa tendo como objectivo a "Preparação Olímpica: Londres 2012 - Jogos Olímpicos 2016". Este programa prevê um orçamento total de 14.600.000,00€ que se destinam essencialmente a "apoiar a preparação dos atletas ou selecções que revelem potencialidades e/ou expectativas de se qualificarem para os Jogos Olímpicos, e aí obtenham resultados de mérito, incluindo classificações de pódio".
Não coloco em causa a validade e a necessidade deste programa, no entanto sou da opinião de que os resultados por ele obtidos serão pouco significativos. Isto porque este programa representa uma espécie de oásis no deserto! E o Problema não está no Oásis, mas sim no Deserto!
É certo que (no Oásis) os participantes nos jogos devem ter o máximo apoio possível, para que também os resultados sejam os melhores possíveis. No entanto esta é a parte final de uma verdadeira politica desportiva de sucesso. Antes disso é necessário generalizar a prática desportiva (o Deserto), só assim se conseguirá uma base de recrutamento potenciada ao máximo. Se apostarmos num número limitado de praticantes, a probabilidade de esses serem os melhores é muito reduzida.
Em vez de um cilindro, o cenário desportivo nacional deveria poder ser representado por uma pirâmide, onde na base está a quase totalidade da população e o topo os praticantes de elite, ou seja aqueles que devem ser apoiados pelo referido programa. Nos patamares intermédios estariam os praticantes que lutam afincadamente para um dia poder chegar ao topo e que poderiam a qualquer momento substituir ou ultrapassar os desportistas de elite, melhorando assim a competitividade do sistema.

Para generalizar esta prática desportiva muito trabalho há a fazer (e também um bom investimento), no entanto uma boa parte do trabalho está já feita: existem recursos humanos qualificados disponíveis e em termos de instalações desportivas o país está também já bem dotado.
Relativamente aos recursos humanos, referia-me aos técnicos de desporto, actualmente em claro excedente, muitos dos quais no desemprego. Estes poderiam ser canalizados para uma política desportiva para todos. O mais complicado, a formação de base, já está feita!
Relativamente às instalações, há que reorganizar o lógica de funcionamento, de modo a melhorar as taxas de ocupação. Que em muitos casos são ridículas, normalmente devido a uma sobrecarga em determinados momentos e a uma inutilização noutros.
Em conclusão, basta pegar nestes recursos (humanos e instalações) e organizá-los! Criar as dinâmicas, as motivações e as sinergias que permitam cativar a população para o desporto, potenciar os recursos que já temos, investir no que falta fazer e colher no futuro (necessariamente longo prazo!) os frutos, ou melhor as medalhas!
Uma medalha por cada milhão de habitantes talvez seja um bom objectivo!
Pode parecer o contrário, mas o trabalho a fazer é duro, fica o desafio!

domingo, 5 de julho de 2009

A Malta da Bola Foi à Canoagem!

À semelhança do que aconteceu no ano passado o pessoal da Bola, realizou mais um grandioso convívio!
A ideia era juntar os craques e as receptivas famílias! E apesar de ter havido umas baldas, o pessoal divertiu-se à grande!

O programa este ano passava por uma aventura de canoa nas cristalinas águas do rio Zêzere. Saímos de Castelo Branco pelas 9h30 e rumámos a uma localidade perdida no concelho de Vila de Rei chamada Fernandaires. Um recanto da albufeira do Castelo do Bode, onde o cenário do rio é fantástico! Um belo mergulho era o que teria apetecido à chegada, não fosse o S. Pedro ter lançado umas nuvens ameaçadoras e uns pequenos aguaceiros!
Nada que impedisse os aventureiros de se agarrarem às canoas e zarparem até à Zaboeira! Um belo percurso em plena Natureza!

As fortes pagaiadas no rio, as tentativas de rebocar a canoa a nado, as experimentação da técnica de remo de joelhos e as manobras arriscadas para trocar de posição na canoa, custaram ao pessoal umas boas dores de pernas, costas, braços, etc! Nada que um belo almoço com vista sobre o Rio não ajudasse a retemperar!

Depois do Almoço houve tempo para desfazer umas fobias de andar de barco, no barco da Opções e Alternativas, e para umas instruções extra de canoagem para o pessoal que não se aventurou de manhã!
Como o S. Pedro continuava a não colaborar e apesar da água não estar nada fria, não arriscámos o mergulho! No entanto acho que o pessoal ficou com a zona debaixo de olho para uma nova oportunidade!
Apesar do tempo, penso que se passou um bom bocado, de fazer inveja ao pessoal que não compareceu!
Para o ano há mais, comecem a pensar no programa e a reservar as vossa agendas!
Grande Abraço a todos!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Geo-raid Series 2009 - Ultra Estrela

Uma semana depois lá arranjei um bocadinho para escrever sobre esta grande aventura!

No passado fim-de-semana (20 e 21 de Junho) arranquei com o amigo Filipe Domingues em direcção à Serra da Estrela, rumo a um fim de semana memorável!
DLTeam em Acção!
O desafio era participar numa das etapas do Geo-Raid! E que etapa, logo a da Serra da Estrela!
A experiência foi dura, mas o balanço foi, na nossa opinião, muito positivo! Dois dias de Btt do mais puro!
No total 174Kms (90+84), 5122m de acumulado e muitos litros de Água, 15h56m35s de prova , para uma Classificação final 56º em 80 equipas.
Ficámos quase a 7horas da 1ª equipa, mas o nosso objectivo era chegar ao final e esse foi alcançado antes do fecho da meta! Se tivéssemos evitado alguns percalços, como sair atrasado no primeiro dia, falharmos a leitura do GPS, uns problemas mecânicos e um furo lento no 1º dia e duplo (se assim se pode chamar!) no 2º, teria-mos facilmente tirado uns 40 a 50 minutos ao nosso tempo final. Mas estas coisas também fazem parte da prova!
Relativamente ao percurso, este foi Naturalmente espectacular como seria de esperar na Serra da Estrela. Os horizontes a perder de vista e as povoações vistas de cima, intercalaram com as zonas de Mata serrada. A sombra destas últimas foi especialmente saborosa nas subidas. Subidas que até nem eram muitas, mas normalmente andavam (devagarinho) entre os 10 e os 20 kms de comprimento e com acumulados entre os 500 e os 900m! Também as muitas fontes de água gelada foram bastante apreciadas!Relativamente à organização esta foi simplesmente espectacular! Super profissional, muito Bom! Um Abraço especial para o Rui Sousa e a sua Bike Vasoura! Que devido aos nossos precalços acabou por nos acompanhar na primeira metade das duas etapas!

Filipe, Um dia destes repetimos a Experiência!

Como devem imaginar, mão houve disposição para fotos, mas para isso pudemos contar com o pessoal da organização, especialmente com o nosso amigo Agnelo! Vejam as mesmas na página da prova: www.geo-raid.com
P.S.-Colocaram uma foto nossa na página principal da organização. Isto só pode querer dizer que nós somos muita bons, quer como equipa, quer esteticamente!

domingo, 14 de junho de 2009

Picos da Europa e Oviedo - A Pé e de BTT

Há algum tempo que tinha curiosidade de explorar a zona dos Picos da Europa e das Astúrias. Desta vez proporcionou-se.
Saí de Portugal no dia 1, com destino a Cangas de Onis, uma pequena mas muito bem cuidada cidade do Principado das Astúrias, primeira sede do Reino Cristão das Astúrias e actualmente uma das portas de entrada do Parque Natural dos Picos da Europa.
Meti a tenda e a Bicicleta no carro e 750Kms depois acabei por encontrar o familiar parque de campismo dos Picos da Europa em Avin (a 15kms de Cangas).

Utilizei este parque como base para as minhas aventuras por aquelas monumentais montanhas durante uma semana. Descobri que os Picos da Europa são um paraíso natural, no qual foram desenvolvidas as dinâmicas que o tornam também um paraíso para o Turismo de Prática Desportiva de Montanha. Muito especialmente para os percursos a pé.
No que diz respeito ao BTT já as condições não são tão propicias, mas ainda assim realizei dois Raid`s bem interessantes. Para quem gosta de Ciclismo de estrada a zona é também fantástica.
Nos arredores pude ainda explorar o rio Rio Sella onde fiz 15kms de Canoa.

Dediquei a minha segunda semana de férias (depois do dia 7 de Junho) à cidade de Oviedo, "A Cidade Perfeita", onde para além de explorar a cidade, pratiquei Yoga e ainda tive tempo para mais umas aventuras de Bike.

Infelizmente tive que regressar no dia 12 (6ª) tendo chegado bem e com muitos Kms feitos:
-1.957Kms de Carro;
+/-200 de BTT;
30Kms a pé + voltas; e
15kms de Canoa!
Total: 2.202Kms

A Pé
A primeira coisa que fiz ao chegar foi comprar um guia de percursos pedestres pelo Parque Nacional. Descobri que entre Percursos, Ascensões e Travessias, existem mais de trinta marcados. Um autentico paraíso para os entusiastas do pedestrianismo. E podem crer que se encontra muita gente! Em plena época baixa, por todo o lado se encontram pedestrianistas.
Como o tempo era limitado escolhi 2 percursos que penso serem dos mais emblemáticos: O Funicular de Bulnes e o Desfiladeiro do Cares.

Bulnes
Em 2001, construíram um Funicular que liga Ponte Poncebos (226m) a Bulnes (650m), uma pequena aldeia literalmente encravada no meio da Montanha, que até à construção do funicular tinha como único acesso uma vereda ao longo do desfiladeiro.

A minha aventura consistiu em subir pelo funicular, visitar a aldeia e descer pela antiga vereda.
Bulnes está como que cercada por um castelo. Mas este é um castelo natural feito pela montanha e as suas muralhas andam em torno dos 1400m de altitude!
Da Aldeia é possível partir para algumas ascenções aos picos em redor, mas estas exigem alguma logística que eu não tinha preparada. Por isso limitei-me a descobrir a zona (Picos vertiginosos e áridos, cascatas, nascentes abundantes ou melhor rios a sair da rocha(!), um vale verdejante (mas muito!)...)

Desfiladeiro do Cares
O Cares é um rio que ao longo dos milénio foi escavando a rocha e que hoje forma um impressionante desfiladeiro. Ao longo desse desfiladeiro foi construído nos anos 20 um canal, ainda hoje completamente funcional, com o objectivo de transportar água para a central eléctrica de Poncebos. Nos anos 40 com o objectivo de facilitar a manutenção do canal foi esculpido na rocha um caminho com cerca de 1,5m de largura e 11kms de comprimento. Esse caminho é hoje um espectacular percurso pedestre encaixado no desfiladeiro, onde podemos caminhar em segurança, mas sempre à beira de um precipício, por vezes de cerca de 300m de altura. Quando atravessamos os muitos túneis, curvas, contracurvas e pontes do percurso, temos uma sensação de Indiana Jones sempre a descobrir novos pormenores fascinantes!
Penso ser algo único no mundo. Uma visita que recomendo veementemente!

De BTT
O que torna todos os cenários dos Picos da Europa fantásticos, a irregularidade do terreno, torna-se um obstáculo de difícil transposição para os entusiastas do BTT.
Rapidamente descobri que nos Picos, quando um percurso é pedestre, é porque é mesmo pedestre. São muito raras as excepções de percursos pedestres que também podem ser realizados em BTT.
Por isso antes de sair, e também porque não há percurso de BTT marcados, é bom aconselhar-mo-nos com alguém que conheça muito bem o terreno.
Por outro lado os trilhos que tem bom piso para andar de BTT, são sempre a Subir (a letra grande foi intencional), mesmo a Subir!
Sempre que um caminho rural tiver cimentado, ponham de imediato a mudança mais baixa que tiverem! E ao cimo do caminho o que é que temos? ...O fim do caminho! O que só deixa duas hipóteses, ou voltamos para trás, ou carregamos a bike às costas para o outro lado do monte, isto se houver caminho do outro lado!
Ainda assim consegui fazer dois dias de BTT muito interesantes.

Sotre, Potes e Fonte De
Com a ajuda do pessoal do parque de campismo descobri um caminho que saía de Potres (1030m), pelo vale do Rio Duje e que subindo até aos 1750m permitia chegar à vertente Sul dos Picos. Dai segui, por uma mata de carvalhos serradissima até Potes (300m), uma das entradas do P. N. pela vertente norte. Segui depois por estrada até Fonte De (1080m) onde apanhei o teleférico até aos 1820m. Dai dobrei a montanha acima dos 1900m e fiz uma descida de 12 kms sempre a bombar de volta a Sotre.
Em resumo 70ms feitos cerca de 2500m de acumulado (750 de teleférico)!
Filipe, é bom que no Geo-Raid haja teleféricos!!!!

Do Camping a Lagos
Neste dia subi directamente do camping (260m) até aos famosos lagos de Covadonga (1100) por um caminho rural cheio de cimento, isto é de subidas na mudança mais baixa! Chegado ao final tive que carregar a bicicleta cerca de 1km às costas, por um caminho de vacas, para depois apanhar um outro caminho que me levava aos lagos!
Aqui, para além de apreciar este interessante fenómeno geológico, visitar o centros de interpretação e as antigas minas de ferro e magnésio, ainda encontrei um grupo de Portugueses que ia começar os Caminhos de Santiago em BTT.
Na descida, por um percurso aconselhado por uma simpática funcionária do centro de visitantes, e começando com mais 1Km de caminho de vacas, apanhei uma monumental chuvada mas cheguei vivo, com paisagens fantásticas na memória e com muito para contar!
Em Resumo 40kms 1500m de acumulado.

Oviedo
Se eu fosse ministro das cidades mandaria todos os Presidentes de Câmara de visita a Oviedo, para eles verem como é que uma cidade deve ser!
A maioria das ruas são pedonais, as lojas das grandes cadeias convivem com o pequeno comercio em plena rua, não há um único edifício abandonado, existem grandes jardins e parques para andar a pé e de bicicleta, as ruas tem flores e estátuas! As pessoas parecem andar felizes e os carros não buzinam! Quase perfeito!
Divagar pela cidade já é um passeio fantástico, mas para além disso é obrigatório em Oviedo a visita à Catedral, ao Museu de Artes Plásticas, ao Parque de Inverno, ao Palácio de Congressos de Santiago Calatrava. O Centro Histórico está também cheio de edifícios interessantes e até a construção mais recente bonita.
Descobri uma barata e simpática pensão mesmo no centro de Oviedo, o Hostal San Juan, e para além de andar a pé pude também andar de Bike pela cidade, é que aqui, ou as ruas são pedonais, ou os passeios são larguíssimos!

Yoga Astanga em Oviedo
Aconselhado por uma amiga em Portugal, fui descobrir um Centro de Yoga Astanga mesmo no centro de Oviedo. Neste centro, com instrutores portugueses (o Nuno e o Nuno!) descobri, de forma completamente descontraída este potente método de valorização pessoal.
Foram 5 sessões das 6 às 8 da manhã, onde dei os primeiros passos neste mundo!
No Yoga Astanda descobrimos uma nova forma de encarar o Corpo e através do Corpo de chegar à mente!
Um Mundo que vou explorar de forma mais aprofundada no futuro!

Subida ao Naranco em BTT
É mítica na Volta a Espanha em Bicicleta a subida ao Naranco! Tive oportunidade de subir lá acima, embora não pelo alcatrão. Descobri no Posto de Turismo de Oviedo um percurso que começa em Ponte Gallegos e sube até ao topo do Naranco.
Para além de me cruzar com alguns Caminheiros dos Caminhos de Santiago, tive oportunidade de ver um Veado, de conhecer uma senhora espanhola que me ofereceu um café em sua casa e de apreciar um percurso extremamente bem cuidado, até monumentos tinha a meio! No topo, a vista sobre Oviedo é simplesmente Brutal!
Em resumo: 45 Kms 1400m de acumulado.


Links:
Turismo das Astúrias
Parque Nacional dos Picos da Europa
Ayuntamiento de Cangas de Onis
Camping Picos da Europa
Ayuntaminto de Oviedo
Centro de Yoga Ahstanga

Hostal San Juan

Todas as Fotos aqui!

sábado, 30 de maio de 2009

Nada acontece por acaso....
...mas é o acaso que vai fazendo a história!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Álvaro Percurso Pedestre e Eco-Dia


Realizou-se ontem mais uma inauguração de um dos Caminhos de Xisto, do projecto Aldeias de Xisto. Neste caso dois percursos na bela Aldeia de Álvaro, Concelho de Oleiros.

Para mim, e para além do Percurso, este foi também um eco-dia! Eco de Ecológico e Eco de Económico!

Económico porque não gastei um cêntimo e Ecológico, pois registei zero emissões de CO2. Em vez de usar o carro utilizei a Bike para ir de Oleiros até Álvaro! Eu e mais dois Parceiros de Aventura! O Carlos e o Gonçalo!

Saímos por volta da 8h00 e fizemos os 12 kms que ligam estas localidades em pouco mais de 1hora, por trilhos que só por si justificavam o esforço de deixar o carro parado!

Quanto ao percurso Pedestre este começou com a inauguração, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, do Turismo Rural Casa dos Hospitalários. Um espaço bem interessante para passar uns dias descontraídos e que desde já recomendo! Os seus simpáticos proprietários tiveram ainda a amabilidade de oferecer o pequeno-almoço aos participantes no Percurso!

Quanto ao percurso, na realidade foram dois Percurso, o PR1 e o PR2 de Oleiros, respectivamente o da Longra e o da Gaspalha. Um de manhã (7,3Kms) e o outro de Tarde (6,3Kms).

Durante a manhã tivemos o privilégio da companhia da Elisabete e do Eduardo, das Opções e Alternativas, desta vez na pele de participantes!

Dos muitos pontos de interesse que os cerca de 200 participantes (digo eu!) puderam contemplar nestes percursos, destaco alguns:

-As paisagem são simplesmente fantásticas;

-O património religioso de Álvaro é muito rico;

-Nas imediações de Álvaro o património é simples mas extremamente curioso e particular;

-Os frequentes lameiros e olivais ainda cuidados, que mostram bem o esforço e a dedicação destas gentes à terra;

-As cerejas no percurso da manhã; e

-A comissão de melhoramentos da Gaspalha e a sua casa museu, onde a colecção de ferramentas e utensílios de outros tempos é muito interessante.

Para além disto, fomos ainda banqueteados com um belo Almoço junto ao rio!

A Junta de Freguesia de Ávaro tratou também da assistência nos trilhos, onde não faltou o apoio (às vezes até demasiado próximo!) e a água!

Ao final da tarde ainda fomos lanchar, novamente à Casa dos Hospitalários, porque o Pequeno-Almoço foi tão bem servido que sobrou para o lanche!

Durante o percurso da tarde, eu e o Carlos, tivemos a oportunidade de acompanhar as nossas colegas, Filomena, Cristina e Susana, esta última “Nativa” de Álvaro.

Nestas coisa é quase sempre uma vantagem trazer connosco um nativo! E neste caso foi mesmo. A Susana, para além de outras referências, levou-nos a visitar a casa da sua Avó! Uma senhora extremamente simpática que mora numa casa muito bonita, cheia de história e com a melhor vista sobre o Rio! Obrigado pelo Chá e pelo apoio logístico (mudança de roupa do Passeio para a Bike!).

Para o final deste dia de aventura estavam reservados os 12 Kms de BTT do regresso, que fiz com o Carlos e onde ainda tivemos oportunidade de explora um novo trilho à saída de Álvaro por entre videira e oliveiras. Um agradecimento também à Cristina e à Filomena que fizeram o favor de trazer as nossas mochilas de volta, sempre são uns quilos a menos a subir a serra!

Feiras as contas:

Em BTT: 24Kms

A pé: 13,6kms

Total: 37,6Kms

Consumo de Gasóleo: 0,00L, €0,00

3 Refeições

1 copo de Vinho

1 de Vinho do Porto

1 Chá

2 águas:

Total: €0,00

E ainda tive a sorte de me ofereceram um brinde e de me pagarem o café!

O que é que se pode pedir mais? Isto é que é qualidade de vida!

Uma última palavra para o Amigo Carlos:

-Continua a pedalar assim e qualquer dia ainda vamos à volta a França!

Veja mais fotos aqui!

domingo, 17 de maio de 2009

Rota das Capelas Oleiros 2009

Este Domingo tive oportunidade de participar em mais uma realização da associação Pinhal Total! Desta vez foi um percurso pedestre, com uma lógica muito cultural e que me permitiu visitar um conjunto de capelas extremamente interessantes, não só por fora, mas especialmente por dentro!
Sem dúvida uma manhã muito enriquecedora!
Creio que posso dizer o mesmo pelas mais de 115 pessoas que tive o prazer de acompanhar! Parabéns à organização e continuem assim!
Mais fotos aqui!
Posted by Picasa