terça-feira, 26 de maio de 2009

Álvaro Percurso Pedestre e Eco-Dia


Realizou-se ontem mais uma inauguração de um dos Caminhos de Xisto, do projecto Aldeias de Xisto. Neste caso dois percursos na bela Aldeia de Álvaro, Concelho de Oleiros.

Para mim, e para além do Percurso, este foi também um eco-dia! Eco de Ecológico e Eco de Económico!

Económico porque não gastei um cêntimo e Ecológico, pois registei zero emissões de CO2. Em vez de usar o carro utilizei a Bike para ir de Oleiros até Álvaro! Eu e mais dois Parceiros de Aventura! O Carlos e o Gonçalo!

Saímos por volta da 8h00 e fizemos os 12 kms que ligam estas localidades em pouco mais de 1hora, por trilhos que só por si justificavam o esforço de deixar o carro parado!

Quanto ao percurso Pedestre este começou com a inauguração, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, do Turismo Rural Casa dos Hospitalários. Um espaço bem interessante para passar uns dias descontraídos e que desde já recomendo! Os seus simpáticos proprietários tiveram ainda a amabilidade de oferecer o pequeno-almoço aos participantes no Percurso!

Quanto ao percurso, na realidade foram dois Percurso, o PR1 e o PR2 de Oleiros, respectivamente o da Longra e o da Gaspalha. Um de manhã (7,3Kms) e o outro de Tarde (6,3Kms).

Durante a manhã tivemos o privilégio da companhia da Elisabete e do Eduardo, das Opções e Alternativas, desta vez na pele de participantes!

Dos muitos pontos de interesse que os cerca de 200 participantes (digo eu!) puderam contemplar nestes percursos, destaco alguns:

-As paisagem são simplesmente fantásticas;

-O património religioso de Álvaro é muito rico;

-Nas imediações de Álvaro o património é simples mas extremamente curioso e particular;

-Os frequentes lameiros e olivais ainda cuidados, que mostram bem o esforço e a dedicação destas gentes à terra;

-As cerejas no percurso da manhã; e

-A comissão de melhoramentos da Gaspalha e a sua casa museu, onde a colecção de ferramentas e utensílios de outros tempos é muito interessante.

Para além disto, fomos ainda banqueteados com um belo Almoço junto ao rio!

A Junta de Freguesia de Ávaro tratou também da assistência nos trilhos, onde não faltou o apoio (às vezes até demasiado próximo!) e a água!

Ao final da tarde ainda fomos lanchar, novamente à Casa dos Hospitalários, porque o Pequeno-Almoço foi tão bem servido que sobrou para o lanche!

Durante o percurso da tarde, eu e o Carlos, tivemos a oportunidade de acompanhar as nossas colegas, Filomena, Cristina e Susana, esta última “Nativa” de Álvaro.

Nestas coisa é quase sempre uma vantagem trazer connosco um nativo! E neste caso foi mesmo. A Susana, para além de outras referências, levou-nos a visitar a casa da sua Avó! Uma senhora extremamente simpática que mora numa casa muito bonita, cheia de história e com a melhor vista sobre o Rio! Obrigado pelo Chá e pelo apoio logístico (mudança de roupa do Passeio para a Bike!).

Para o final deste dia de aventura estavam reservados os 12 Kms de BTT do regresso, que fiz com o Carlos e onde ainda tivemos oportunidade de explora um novo trilho à saída de Álvaro por entre videira e oliveiras. Um agradecimento também à Cristina e à Filomena que fizeram o favor de trazer as nossas mochilas de volta, sempre são uns quilos a menos a subir a serra!

Feiras as contas:

Em BTT: 24Kms

A pé: 13,6kms

Total: 37,6Kms

Consumo de Gasóleo: 0,00L, €0,00

3 Refeições

1 copo de Vinho

1 de Vinho do Porto

1 Chá

2 águas:

Total: €0,00

E ainda tive a sorte de me ofereceram um brinde e de me pagarem o café!

O que é que se pode pedir mais? Isto é que é qualidade de vida!

Uma última palavra para o Amigo Carlos:

-Continua a pedalar assim e qualquer dia ainda vamos à volta a França!

Veja mais fotos aqui!

2 comentários:

Casa dos Hospitalários disse...

Ora aqui está um blog bem disposto e com muita qualidade.
Até agora foi a melhor descrição do evento da inauguração dos caminhos do xisto de Álvaro que já li... E muito bem documentado a nível das fotos...

Rui Lourenço disse...

Fico contente por terem descoberto o meu Blog, e por terem gostado!
Obrigado pelo elogio, mas com contextos como o de Álvaro e iniciativa de pessoas como vocês, as minhas reportagens ficam muito facilitadas!