domingo, 14 de junho de 2009

Picos da Europa e Oviedo - A Pé e de BTT

Há algum tempo que tinha curiosidade de explorar a zona dos Picos da Europa e das Astúrias. Desta vez proporcionou-se.
Saí de Portugal no dia 1, com destino a Cangas de Onis, uma pequena mas muito bem cuidada cidade do Principado das Astúrias, primeira sede do Reino Cristão das Astúrias e actualmente uma das portas de entrada do Parque Natural dos Picos da Europa.
Meti a tenda e a Bicicleta no carro e 750Kms depois acabei por encontrar o familiar parque de campismo dos Picos da Europa em Avin (a 15kms de Cangas).

Utilizei este parque como base para as minhas aventuras por aquelas monumentais montanhas durante uma semana. Descobri que os Picos da Europa são um paraíso natural, no qual foram desenvolvidas as dinâmicas que o tornam também um paraíso para o Turismo de Prática Desportiva de Montanha. Muito especialmente para os percursos a pé.
No que diz respeito ao BTT já as condições não são tão propicias, mas ainda assim realizei dois Raid`s bem interessantes. Para quem gosta de Ciclismo de estrada a zona é também fantástica.
Nos arredores pude ainda explorar o rio Rio Sella onde fiz 15kms de Canoa.

Dediquei a minha segunda semana de férias (depois do dia 7 de Junho) à cidade de Oviedo, "A Cidade Perfeita", onde para além de explorar a cidade, pratiquei Yoga e ainda tive tempo para mais umas aventuras de Bike.

Infelizmente tive que regressar no dia 12 (6ª) tendo chegado bem e com muitos Kms feitos:
-1.957Kms de Carro;
+/-200 de BTT;
30Kms a pé + voltas; e
15kms de Canoa!
Total: 2.202Kms

A Pé
A primeira coisa que fiz ao chegar foi comprar um guia de percursos pedestres pelo Parque Nacional. Descobri que entre Percursos, Ascensões e Travessias, existem mais de trinta marcados. Um autentico paraíso para os entusiastas do pedestrianismo. E podem crer que se encontra muita gente! Em plena época baixa, por todo o lado se encontram pedestrianistas.
Como o tempo era limitado escolhi 2 percursos que penso serem dos mais emblemáticos: O Funicular de Bulnes e o Desfiladeiro do Cares.

Bulnes
Em 2001, construíram um Funicular que liga Ponte Poncebos (226m) a Bulnes (650m), uma pequena aldeia literalmente encravada no meio da Montanha, que até à construção do funicular tinha como único acesso uma vereda ao longo do desfiladeiro.

A minha aventura consistiu em subir pelo funicular, visitar a aldeia e descer pela antiga vereda.
Bulnes está como que cercada por um castelo. Mas este é um castelo natural feito pela montanha e as suas muralhas andam em torno dos 1400m de altitude!
Da Aldeia é possível partir para algumas ascenções aos picos em redor, mas estas exigem alguma logística que eu não tinha preparada. Por isso limitei-me a descobrir a zona (Picos vertiginosos e áridos, cascatas, nascentes abundantes ou melhor rios a sair da rocha(!), um vale verdejante (mas muito!)...)

Desfiladeiro do Cares
O Cares é um rio que ao longo dos milénio foi escavando a rocha e que hoje forma um impressionante desfiladeiro. Ao longo desse desfiladeiro foi construído nos anos 20 um canal, ainda hoje completamente funcional, com o objectivo de transportar água para a central eléctrica de Poncebos. Nos anos 40 com o objectivo de facilitar a manutenção do canal foi esculpido na rocha um caminho com cerca de 1,5m de largura e 11kms de comprimento. Esse caminho é hoje um espectacular percurso pedestre encaixado no desfiladeiro, onde podemos caminhar em segurança, mas sempre à beira de um precipício, por vezes de cerca de 300m de altura. Quando atravessamos os muitos túneis, curvas, contracurvas e pontes do percurso, temos uma sensação de Indiana Jones sempre a descobrir novos pormenores fascinantes!
Penso ser algo único no mundo. Uma visita que recomendo veementemente!

De BTT
O que torna todos os cenários dos Picos da Europa fantásticos, a irregularidade do terreno, torna-se um obstáculo de difícil transposição para os entusiastas do BTT.
Rapidamente descobri que nos Picos, quando um percurso é pedestre, é porque é mesmo pedestre. São muito raras as excepções de percursos pedestres que também podem ser realizados em BTT.
Por isso antes de sair, e também porque não há percurso de BTT marcados, é bom aconselhar-mo-nos com alguém que conheça muito bem o terreno.
Por outro lado os trilhos que tem bom piso para andar de BTT, são sempre a Subir (a letra grande foi intencional), mesmo a Subir!
Sempre que um caminho rural tiver cimentado, ponham de imediato a mudança mais baixa que tiverem! E ao cimo do caminho o que é que temos? ...O fim do caminho! O que só deixa duas hipóteses, ou voltamos para trás, ou carregamos a bike às costas para o outro lado do monte, isto se houver caminho do outro lado!
Ainda assim consegui fazer dois dias de BTT muito interesantes.

Sotre, Potes e Fonte De
Com a ajuda do pessoal do parque de campismo descobri um caminho que saía de Potres (1030m), pelo vale do Rio Duje e que subindo até aos 1750m permitia chegar à vertente Sul dos Picos. Dai segui, por uma mata de carvalhos serradissima até Potes (300m), uma das entradas do P. N. pela vertente norte. Segui depois por estrada até Fonte De (1080m) onde apanhei o teleférico até aos 1820m. Dai dobrei a montanha acima dos 1900m e fiz uma descida de 12 kms sempre a bombar de volta a Sotre.
Em resumo 70ms feitos cerca de 2500m de acumulado (750 de teleférico)!
Filipe, é bom que no Geo-Raid haja teleféricos!!!!

Do Camping a Lagos
Neste dia subi directamente do camping (260m) até aos famosos lagos de Covadonga (1100) por um caminho rural cheio de cimento, isto é de subidas na mudança mais baixa! Chegado ao final tive que carregar a bicicleta cerca de 1km às costas, por um caminho de vacas, para depois apanhar um outro caminho que me levava aos lagos!
Aqui, para além de apreciar este interessante fenómeno geológico, visitar o centros de interpretação e as antigas minas de ferro e magnésio, ainda encontrei um grupo de Portugueses que ia começar os Caminhos de Santiago em BTT.
Na descida, por um percurso aconselhado por uma simpática funcionária do centro de visitantes, e começando com mais 1Km de caminho de vacas, apanhei uma monumental chuvada mas cheguei vivo, com paisagens fantásticas na memória e com muito para contar!
Em Resumo 40kms 1500m de acumulado.

Oviedo
Se eu fosse ministro das cidades mandaria todos os Presidentes de Câmara de visita a Oviedo, para eles verem como é que uma cidade deve ser!
A maioria das ruas são pedonais, as lojas das grandes cadeias convivem com o pequeno comercio em plena rua, não há um único edifício abandonado, existem grandes jardins e parques para andar a pé e de bicicleta, as ruas tem flores e estátuas! As pessoas parecem andar felizes e os carros não buzinam! Quase perfeito!
Divagar pela cidade já é um passeio fantástico, mas para além disso é obrigatório em Oviedo a visita à Catedral, ao Museu de Artes Plásticas, ao Parque de Inverno, ao Palácio de Congressos de Santiago Calatrava. O Centro Histórico está também cheio de edifícios interessantes e até a construção mais recente bonita.
Descobri uma barata e simpática pensão mesmo no centro de Oviedo, o Hostal San Juan, e para além de andar a pé pude também andar de Bike pela cidade, é que aqui, ou as ruas são pedonais, ou os passeios são larguíssimos!

Yoga Astanga em Oviedo
Aconselhado por uma amiga em Portugal, fui descobrir um Centro de Yoga Astanga mesmo no centro de Oviedo. Neste centro, com instrutores portugueses (o Nuno e o Nuno!) descobri, de forma completamente descontraída este potente método de valorização pessoal.
Foram 5 sessões das 6 às 8 da manhã, onde dei os primeiros passos neste mundo!
No Yoga Astanda descobrimos uma nova forma de encarar o Corpo e através do Corpo de chegar à mente!
Um Mundo que vou explorar de forma mais aprofundada no futuro!

Subida ao Naranco em BTT
É mítica na Volta a Espanha em Bicicleta a subida ao Naranco! Tive oportunidade de subir lá acima, embora não pelo alcatrão. Descobri no Posto de Turismo de Oviedo um percurso que começa em Ponte Gallegos e sube até ao topo do Naranco.
Para além de me cruzar com alguns Caminheiros dos Caminhos de Santiago, tive oportunidade de ver um Veado, de conhecer uma senhora espanhola que me ofereceu um café em sua casa e de apreciar um percurso extremamente bem cuidado, até monumentos tinha a meio! No topo, a vista sobre Oviedo é simplesmente Brutal!
Em resumo: 45 Kms 1400m de acumulado.


Links:
Turismo das Astúrias
Parque Nacional dos Picos da Europa
Ayuntamiento de Cangas de Onis
Camping Picos da Europa
Ayuntaminto de Oviedo
Centro de Yoga Ahstanga

Hostal San Juan

Todas as Fotos aqui!

4 comentários:

André Campos disse...

Grande Rui! Tive muito gosto em pôr a leitura do teu blog em dia! (já cá não punha os pés faz tempo)
Isto que escreves é muito ao estilo da mais desafectada literatura de viagem (especialmente este post), género muito desconsiderado nestes dias de auto-ajudas e nicholas sparks. E eu cá acho que é do mais autêntico e auto-biográfico que há. Uma maravilha.
Força aí.

Um abraço!

Rui Lourenço disse...

Olá André!
Gostava de poder fazer muito mais do género, mas infelizmente faltam-me as viagens!
Ver se me boto a sair mais daqui para fora!
Tenho muitos projectos, mas estão todos pendentes!!

Grande Abraço!

Anónimo disse...

Grandes Aventuras.Só pelo que contas dá vontade de visitar, ainda não vi as fotos, mas calculo que não conseguiste passar toda essa beleza para fotografias, não deve caber na objectiva da máquina. Já há muito tempo que não visitava o teu Blog, mas valeu a pena. Fico à espera da reportagem do Geo Raid.
Um abraço.

Unknown disse...

boa tarde vocês tem o trilho em GPS?