sexta-feira, 11 de julho de 2008

Turista na própria Cidade - Museu Cargaleiro

Um destes dias, daqueles em que fico "de castigo" enquanto todas as outras pessoas estão a trabalhar! Decidi armar-me em turista dentro da própria cidade.
E não é que foi uma boa ideia!
Assim que saí, a poucos passos de casa, aconteceu-me aquilo que acontece quando saímos do hotel mesmo que estejamos do outro lado do planeta.
Encontrei pessoas conhecidas!
Neste caso, grandes amigos que já não via à mais de 4 anos! Era um grupo de bombeiros da Sertã, onde eu também já fui bombeiro e onde guardo grandes recordação.

Depois de confraternizar um pouco segui a minha viagem mandando um grande abraço para todo o pessoal dos BVSertã!

Segui caminho, apreciando aquelas coisas que nunca reparamos mesmo quando passamos naqueles sítios todos os dias.

Entre várias coisas interessantes descobri uma obra de arte pintada na parede de uma escola que ainda por cima tinha o rotulo: "ESCOLA ADOOORO!" E ainda dizem que esta juventude está perdida!

Depois de apreciar um pouco segui com a minha máquina fotográfica nova em punho, a apanhar tudo o que mexe e não mexe!

A próxima paragem foi no Posto de Turismo. Qualquer turista que se prese, quando chega a uma cidade, passa antes de tudo o mais pelo posto de turismo.
Fui recebido simpaticamente e recolhi alguma informação sobre a cidade.
Decidi dar uma volta pelo centro, visitar alguns pontos de interesse e seguir para a zona do Castelo.
Passeis pela estátua do Amato Lusitano, uma das referencias da medicina do seu tempo, pelas Docas, pelo antigo Quartel Militar, capela são Marcos, Banco de Portugal, Torre do relógio, Praça Camões.
Aí decidi arriscar uma das ruas que me poderia levar ao castelo, percorrendo o mais antigo bairro da cidade.

Sorte a minha, entrei na Rua dos Cavaleiros, que me conduziu a um Museu do qual já tinha ouvido falar, mas do qual já não me lembrava, nem tão imaginava o que ia encontrar lá dentro!


Trata-se do Museu da Fundação Cargaleiro.

A minha cultura artística e extremamente limitada, mas este museu é daquelas coisas que se vê que é mesmo bom em qualquer parte do mundo.

Descobri que o Mestre Gargaleiro é um dos maiores Artistas Plásticos portugueses da actualidade, reconhecido não só nacional como internacionalmente, destacando-se a Itália onde também tem um Museu dedicado à cerâmica.

Recomendo vivamente a visita ao mesmo museu, onde para além da espectacular colecção, vão encontrar funcionários conhecedores e muito simpáticos! Vão ainda perceber que este Museu vai crescer em breve!

Fiquei tão espantado que nem me lembrei te tirar fotografias (nem sequer de perguntar se era permitido!), para vos poder dar uma ideia do que vão encontrar se seguirem a minha recomendação. Deixo-vos um link para um blog que encontrei na Internet e que tem alguma informação interessante http://memoriarecenteeantiga.blogspot.com/2008/06/museu-cargaleiro.html .

Escusado será dizer que a minha visita à cidade ficou por aqui, o que é bom porque assim tenho uma desculpa para iniciar um ciclo de visitas turísticas à minha própria cidade!
Só restou tempo para fazer um lanche à turista, em pleno centro da cidade, com a minha cara metade, que entretanto chegou do trabalho!
Mais fotografias desta viagem em:

Sem comentários: