domingo, 3 de janeiro de 2010

Quem entende o Miguel Veloso?

Acho que toda a gente menos os técnicos do Sporting!
Ainda nunca tinha escrito sobre o meu sporting neste blog, mas desta vez, e enquanto vejo o jogo contra o Braga para a Taça da Liga, acho que este jogador merece a minha reflexão.
Caros técnicos do meu Sporting: O Miguel Veloso é um jogador que vê para os dois lados! Não é como aqueles jogadores que só vêem para um lado e que por esse motivo têm que estar encostados a um dos lados. Rentabilizem as fantásticas capacidades deste jogador e ponham-no a jogar onde ele é muito bom: médio defensivo ou a falso 10. É aqui que deve jogar um jogador que defende e que tem a capacidade de passe do Miguel.
Para jogar na esquerda temos no plantel muitos jogadores que podem render mais que o Veloso.
Não será isto uma evidencia?

2 comentários:

André Campos disse...

Ó amigo Rui, meu caro correlegionário sportinguista,

Cá por mim, que ando nisto há uma porrada de anos e já vi muito, o Veloso é só o melhor médio-defensivo português a jogar no nosso campeonato (o melhor, globalmente falando, será, na minha opinião, o Fernando, do FCP). O golo que o Veloso marcou esta noite dá vontade de falar nele. O Veloso (que fala dele próprio na terceira pessoa) tem tudo para pertencer àquele apaixonante grupo de jogadores que poderíamos chamar de Eternas Promessas (o nosso SCP parece, de resto, bem atestado de jogadores desse grupo, casos do Postiga ou do próprio Moutinho; mas lembremos, por exemplo, os casos do Hugo Viana ou do Beto, e, porque não, do Pedro Barbosa, entre outros). E por que é este grupo "apaixonante"? Por uma simples razão: estes jogadores parecem passar toda a sua carreira (e o Veloso e o Moutinho podem ainda contradizer-me e fugir a esta classificação) no instável limbo do Grande Jogador-Jogador Banal. Por um lado, parecem nunca concretizar o potencial que exibem. Por outro, parecem querer relembrar-nos desse mesmo potencial (imenso, no caso do Veloso) através de certos toques especiais - como o golo desta noite, que parece ganhar ainda maior valor pela escassez de rasgos semelhantes em relvados lusos. E seguir essa carreira no limbo é apaixonante. O apaixonado de futebol gosta de ser surpreendido e estes jogadores são capazes disso. Hoje, o Miguel Veloso surpreendeu. A Fiorentina estava a ver.
Já o Carvalhal, esse, surpreende a cada novo jogo (negativamente, diria). Pena é que não tenham apetrechado a equipa em tempo útil e com o treinador forever. Mas mesmo isso é apaixonante. O Sporting, por vezes, parece ser o Clube Eterna Promessa.

Feliz 2010, Rui. Um abraço.

Rui Lourenço disse...

Estou convensido que o problema do Sporting, especialmente evidente esta época, é um problema emocional!
A extrutura tem que proteger os da casa e para um jogador conseguir subtituir um da casa, tem que ser mesmo muito bom. Para além disso tem que provar sê-lo.
Não é admissível que um chileno qualquer escoste o capitão de equipa para um canto, sem dar qualquer prova de ser melhor que este.
Assim andamos a transformar as nossas promessas em "tapa-buracos"!
André, Grande Abraço e um óptimo 2010 tb para ti!