Qualquer pessoa que tenha umas luzes acerca do funcionamento da visão humana sabe que os humanos não têm capacidade de focalizar a visão simultâneamente em dois pontos.
Os Árbitros Auxiliares são actualmente obrigados a ter capacidades sobre-humanas: -Por um lado têm que estar a olhar para o alinhamento dos jogadores e
-Simultâneamente para o momento em que é feito o passe.
É urgente por à disposição dos Árbitros Auxiliares uma ferramenta que permita contornar esta limitação. Eu proponho o Smart Offside.
A ideia é simples!
O Árbitro Auxiliar passaria a ter que se focalizar apenas no alinhamento dos jogadores, ficando o momento do passe sob vigilância de um Sinalizador de Passes.
A bandeirola do Árbitro Auxiliar teria um botão que este pressionaria sempre que existissem jogadores em posição de offside.
O Sinalizador de Passes, seria um elemento da equipa de arbitragem que se posicionaria numa posição mais elevada em relação ao relvado, e que numa consola ia accionando um botão de cada vez que houvesse um passe.
Quando o Sinalizador de Passes preciosa-se o botão da consola e o Arbitro Auxiliar estivesse a carregar simultâneamente no botão da bandeirola seria fora de jogo.
Naturalmente que o sistema não poderá ser assim tão simples, a ideia tem que ser desenvolvida. Uma das coisas que me parece necessária é a colocação de um botão de segurança na consola do Sinalizador de Passes que estaria sempre pressionado. Este botão de segurança seria solto apenas quando o passe fosse feito para a zona do fora de jogo, sendo o fora de jogo só sinalizado quando o botão de segurança estivesse solto.
Fica a ideia! Os senhores da FIFA como leitores assíduos deste blog, certamente que vão dedicar a atenção que ela merece!