segunda-feira, 9 de março de 2009

O que é afinal Pilates!

Pilates é um Método de Treino cujo a prática se baseia-se em exercícios que estimulam predominantemente a musculatura profunda da coluna, os músculos estabilizadores, a cintura abdominal e escapular.
Os exercícios são executados de forma fluída e controlada. A quantidade de repetições é limitada, de modo a evitar a fadiga muscular. O correcto alinhamento corporal é constantemente estimulado e o controlo da respiração tem um papel fulcral.

Os exercícios estão desenhados para poderem ser adaptados a pessoas de qualquer idade ou condição física.

Destaco como Principais Benefícios da prática regular e sistemática do Método de Pilates, os seguintes:
-Melhoria da postura e do alinhamento corporal;
-Melhoria da respiração
-Diminuição das dores de costas;
-Prevenção do aparecimento de complicações ao nível da coluna;
-Prevenção da incontinência urinária;
-Melhoria na propriocepção corporal;
-Melhoria da estabilidade articular;
-Melhoria da força e da mobilidade;
-Manutenção e melhoria da flexibilidade;
-Excelente base de preparação para outras actividades físicas (profissionais, do dia-a-dia ou de lazer);
-Melhoria da coordenação;
-Melhoria do equilíbrio;
-Melhoria da auto-estima;
-Facilita o relaxamento;
A prática de Pilates deve ser complementada com actividades que promovam o condicionamento cardiovascular.


Origem e desenvolvimento do método de Pilates:
Joseph Pilates, durante a primeira metade do século XX e inicio da segunda, desenvolveu, baseado na sua experiência pessoal e no treino individualizado dos seus clientes, um Método de Treino original e extremamente eficaz!
Este método começou a ser especialmente valorizado por bailarinos que frequentavam o seu estúdio em Nova Iorque. Os benefícios obtidos ao nível da postura e do realinhamento corporal, rapidamente divulgaram o método entre as principais companhias de bailado da cidade. Também alguns desportistas experimentaram os seus benefícios.
No entanto, o método foi desenvolvido por uma pessoa, e para pessoas, com um óptimo condicionamento físico, o que por vezes o tornava um desafio excessivo para a maioria da população, que como sabemos apresenta níveis de actividade física extremamente baixos.
Paralelamente ao surgimento de várias escolas de Pilates, surge a partir dos últimos anos do Século XX, em Inglaterra, o Pilates Institute, pela mão de Michael King, Nuala Coombs e Malcolm Muirhead.
O Pilates Institute pegou nos exercícios originais de pilates e acrescentou-lhes variações que tornaram a sua prática acessível a pessoas com fraco condicionamento físico. Para além disso as modificações introduzidas tiveram em atenção todos os novos conhecimento científicos actualmente disponíveis, tornando o método mais seguro e eficaz, bem como, melhor adaptado às complicações físicas das população do Século XXI.
Com estas modificações começou a verificar-se que para além dos bailarinos e dos desportistas, também as pessoas comuns podem obter benefícios com a prática de Pilates, independentemente da sua idade ou nível físico.

A formação que estou a concluir foi ministrada pelo Pilates Institute Portugal que é um dos quatro países que integram o comité técnico deste instituto.